Bombinhas é o menor município do Estado de Santa Catarina e a única península do sul do Brasil.

Cercada de baías, costões, matas e várias enseadas, possui 39 belas praias, com as mais diversas características: de águas tranquilas e piscinas naturais, com grandes ondas, agrestes e urbanizadas.

Praia da Sepultura – Bombinhas – SC

Localizada no entorno da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, a Capital do Mergulho Ecológico possui uma fantástica biodiversidade marinha e de aves e, sua beleza natural proporciona momentos de encantamento, relaxamento e ideais para a prática de atividades na natureza. Reconhecida no âmbito nacional e internacional, a praia de Bombinhas está entre as cinco melhores praias do Brasil desde o ano de 2006, segundo os leitores da revista Viagem & Turismo, que anualmente elegem o melhor do turismo nacional e internacional.

Morro do Macaco – Bombinhas – SC

Praia de Bombinhas, águas tranquilas e cristalinas, frequentada por famílias com crianças

Bombinhas é a praia que dá nome a cidade e que concentra grande quantidade de comércio e serviços. De águas tranquilas e cristalinas, é uma das praias mais procuradas e muito frequentada por famílias com crianças. Durante o verão possui estrutura de quiosques, aluguel de equipamentos como cadeiras, caiaques, pranchas, entre outros.

Praia de Bombinhas – Bombinhas -SC

Uma das curiosidades dessa praia é que sua faixa de areia é composta por cristais de quartzo, que dão um tom incrivelmente branco, emoldurando o mar calmo e transparente com pequenas ondas, garantindo a alegria das crianças. Os mesmos cristais produzem um som característico sob os pés, semelhantes a estalidos, o que rendeu o nome à praia. Ela possui 1.227 metros de extensão.

Em Bombinhas, estão localizadas as principais escolas e operadoras de mergulho autônomo, com saídas diárias para os costões da península e na parte sul da Ilha do Arvoredo.

Praia de Bombinhas – Bombinhas / SC

Uma das grandes atrações da Praia de Bombinhas é a tradicional Corrida de Canoas-de-um-Pau-Só, evento anual, realizado sempre na comemoração do aniversário da cidade, em março, e que atrai pescadores de todo o estado, com suas canoas peculiares

Mirante do Mariscal, visão panorâmica das praias e arredores

A estrada de acesso ao bairro de Mariscal, a partir do centro de Bombinhas, possui refúgios com mirantes no ponto mais alto e ao longo da descida do morro. Destes locais é possível visualizar as praias de Mariscal e Canto grande.

Mirante do Mariscal – Bombinhas / SC

Praia de Zimbros: os barcos emolduram os finais de tarde na baía de Zimbros 

O mar calmo e os barcos emolduram os finais de tarde na baía de Zimbros. O pôr do sol pode ser apreciado das praias de Morrinhos, Zimbros, Canto Grande Mar de Dentro ou ainda, da Trilha da Tainha e dos mirantes do Morro do Macaco e Eco 360 graus.

Baia de Zimbros – Bombinhas / SC

Nos dois extremos da baía estão as fazendas marinhas de cultivo de mariscos, atividade que junto da pesca e do turismo, sustentam a economia do município.

Pôr do Sol na Baia de Zimbros / Bombinhas / SC

Praia da Conceição e suas piscinas naturais

A Praia da Conceição é separada da Praia de Canto Grande Mar de Fora por uma pequena porção de terra que avança para o mar, a Ilhota. Cercada por morros, é uma praia protegida dos ventos.

Praia da Conceição – Bombinhas / SC

Suas areias têm propriedades terapêuticas. Entre seus principais atributos estão as piscinas naturais, formadas no seu costão direito. A praia tem 453 metros de extensão e também é o ponto de partida para chegar até a Praia da Tainha.

Praia da Conceição – Bombinhas / SC – Foto Joana Tridapalli

Praia da Galheta é deserta e seu acesso é feito por barco

Com seus 105 metros de extensão, a Praia da Galheta está localizada no Parque Natural Municipal da Galheta (divisa do Município de Bombinhas com Porto Belo). A praia é deserta e seu acesso é feito por meio de barco ou por uma trilha de nível avançado que inicia no canto esquerdo da Praia de Bombas.

Praia da Galheta – Bombinhas / SC – Foto Keli Benvegnú

É uma praia ideal para os aventureiros de plantão, que não se importam com a dificuldade de uma boa trilha, tendo como recompensa uma praia reservada e bela. Porém, por ter um nível de dificuldade elevado, recomenda-se que a trilha seja feita com o acompanhamento de um guia experiente e credenciado.

Praia da Galheta – Bombinhas / SC – Fotos Keli Benvegnú

O Parque da Galheta possui vegetação de Mata Atlântica e fauna associada, cursos d’água, costões rochosos, praia e a paisagem natural. No ponto mais alto da trilha há um mirante natural (rocha grande) de onde é possível visualizar toda a enseada de Bombas.

A25 – Praia da Galheta – Bombinhas – SC – Fotos Keli Benvegnú

Praia da Lagoinha, águas rasas, transparentes e sem ondas

Prainha, Embrulho e Lagoinha são três pequenas praias, uma ao lado da outra, localizadas no costão direito da Praia de Bombinhas. A Lagoinha é uma praia de águas rasas e transparentes: ideal para a prática do mergulho livre (apnéia ou com snorkel). São várias piscinas naturais entre grandes pedras à beira-mar, que atraem diversas espécies de peixes e tartarugas, possíveis de serem avistadas mesmo sem entrar na água. Mas é difícil resistir ao mergulho em suas águas claras e sem ondas.

Praia da Lagoinha – Bombinhas / SC

Praia do Embrulho, tranquila e com uma bela vista das embarcações

A Praia do Embrulho, fica entre a Prainha e Lagoinha. É uma praia tranquila e com uma bela vista das embarcações e das Praias de Bombinhas e Bombas.

Praia do Embrulho – Bombinhas / SC

Foi chamada assim por sua característica de praia de tombo, que provocava alguns incidentes, “embrulhando” nativos que descarregavam mercadorias das embarcações por ali, quando ainda não existia o trapiche da Prainha. É uma praia com rochas no início e no final de sua extensão. Sendo que nas rochas do lado esquerdo estão presentes as oficinas líticas, indício da presença do homem pré-histórico na região.

Praia do Embrulho e Trapiche de Bombinhas – Bombinhas / SC

A Prainha é onde localiza-se o trapiche, ponto de partida de barcos de passeio e das escolas de mergulho. Ao lado do trapiche, existe uma oficina lítica, denunciando os indícios do povoamento pré-histórico na região.

Prainha – Bombinhas / SC – Foto Amanda Weber

Prainha, perfeita para o mergulho livre (snorkel)

Com apenas 60m de extensão, a Prainha é uma das localidades perfeitas para o mergulho livre (snorkel). As águas calmas e cristalinas permitem ver peixes e outros animais marinhos mesmo de fora da água. Do trapiche é possível ver, inclusive, tartarugas e, ocasionalmente, pinguins.

É possível acessar o local de carro pela Rua Sardinha ou a pé por um deck que vai do canto direito da Praia de Bombinhas até a Prainha.

Trapiche Prainha visto da Praia do Embrulho – Bombinhas / SC – Foto Amanda Weber

Praia da Miséria, pequena extensão e só aparece na maré baixa

A Praia da Miséria está localizada próxima à Ponta da Sepultura, entre as Praias da Lagoinha e da Sepultura. É uma pequena praia, com 18 metros de extensão, que só aparece em condições de maré baixa. É uma praia mais reservada, cujo acesso é feito por meio de uma trilha a partir da estrada da Ponta da Sepultura ou pelo mar.

Praia da Miséria – Bombinhas / SC

Informações:

(47) 3393-7320

🔥175