Com nove praias e diferentes empreendimentos turísticos, Balneário Camboriú é um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil e do Mercosul. A cidade de 145.796 habitantes está localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, a cerca de 80 quilômetros de Florianópolis. 

Praia Central – Balneário Camboriú / SC – Foto Celso Peixoto

Na alta temporada, antes da pandemia de Covid-19, a população aumentava quase sete vezes. Mais de um milhão de pessoas, de diferentes estados brasileiros e dos países da América do Sul, visitavam o município ao longo do verão. Nessa época do ano, o idioma espanhol é quase tão falado quanto a língua portuguesa pelas ruas de Balneário Camboriú. Entre os turistas estrangeiros, predominam argentinos, paraguaios, uruguaios e chilenos. 

Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú / SC – Foto Celso Peixoto

Em 2020, como toda cidade turística do mundo, Balneário Camboriú perdeu visitantes devido ao novo coronavírus. Mas as perspectivas para 2021 são boas, em razão dos avanços da ciência para combater a Covid-19 com vacina e também da continuidade das ações do Município para controlar a disseminação da doença. Desde março, a cidade executa ações para combater a Covid-19. Para separar pacientes infectados dos demais que procuram a rede de saúde pública, foi criado o Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus, onde há 30 leitos de UTI. 

Balneário Camboriú / SC

No local, são feitos testes para detectar a doença em moradores. Também foi instituído um Comitê de Crise, formado por representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária, Agentes de Trânsito e Bombeiros Militares. Dessa união de forças, resultou a Operação Se Cuida BC, por meio da qual são realizados trabalhos de conscientização e fiscalização, para evitar aglomerações e descumprimentos das medidas sanitárias. A operação seguirá por toda a alta temporada. 

Praia do Pinho – Balneário Camboriú / SC – Foto Celso Peixoto

Apesar de todos os esforços dedicados ao combate do novo coronavírus, os investimentos públicos e privados em Balneário Camboriú não cessaram, como a obra da Avenida Panorâmica e do Elevado da Quarta Avenida, ambas do poder público, e da nova atração, a FG Big Wheel, a roda gigante de Balneário Camboriú, da iniciativa privada, inaugurada em 10 de dezembro de 2020.

FG Big Wheel – Roda Gigante – Foto Hildo Junior

Praia Central, o ponto mais badalado da cidade

É o espaço mais badalado da cidade. Ao longo da beira-mar, na Avenida Atlântica, há opções diferentes de bares e restaurantes com música ao vivo (em função da pandemia, funcionando com restrições). Também nessa avenida se destacam os edifícios, alguns dos prédios mais altos do Brasil. Nas areias da Praia Central, são praticadas diversas modalidades de esportes. 

Em breve, haverá o alargamento da faixa de areia da Praia Central, pois o município recebeu autorização para a obra. 

Praia Central – Balneário Camboriú / SC – Foto Celso Peixoto

Praias do Sul

Para chegar a elas, é necessário o uso de veículo pequeno ou transporte coletivo, que circulam pela rodovia Interpraias. Ônibus de turismo são desautorizados de circularem nesta via. Outra opção é chegar à primeira praia, a de Laranjeiras, pelos bondinhos do Parque Unipraias ou em um dos passeios de Barco Pirata que chegam ao trapiche no lado sul da praia. 

Praia de Laranjeiras, cais para atracação de embarcações de turismo

Conhecida pelas águas tranquilas. Ali foram encontrados fósseis de índios que viveram há milhares de anos. É a terceira estação dos bondinhos aéreos do Parque Unipraias. A praia conta com uma infraestrutura turística de bares, restaurantes, lojas e um cais para atracação de embarcações de turismo. 

Praia de Laranjeiras – Balneário Camboriú / SC – Foto Celso Peixoto

Praia de Taquarinhas, areias grossas, agreste, propícia para prática de pesca de arremesso

Recanto que guarda as belezas intocadas, por não possuir construções e acesso para veículos. Praia de mar agitado e areias grossas.

Praia de Taquarinhas – Balneário Camboriú / SC – Foto Celso Peixoto

Praia de Taquaras, destino perfeito para quem quer curtir um bom dia de sol

Própria para pesca artesanal, praia de mar aberto, possui areia grossa e águas cristalinas. No local há pousadas, bares, restaurantes, igrejas e escola.

Praia de Taquaras – Balneário Camboriú / SC – Foto Celso Peixoto Peixoto

Praia do Pinho, uma das principais praias de nudismo do país

Localizada a nove quilômetros da Praia Central, é a primeira praia oficial de naturismo do Brasil. É cercada por costões e possui estrutura completa de hospedagem e alimentação.

Praia do Pinho – Balneário Camboriú / SC – Foto Celso Peixoto

Praia do Estaleiro, surpreende por sua simplicidade e tranquilidade mesmo em meio ao mar com ondas fortes.

A 11 quilômetros do centro, permanece com características agrestes e própria para pesca de arremesso. Possui águas cristalinas e areia grossa em seus 1.710 metros de praia e núcleo urbanizado com pousadas e restaurantes. A praia é Bandeira Azul pela terceira temporada consecutiva (temporada 2020/2021). A Bandeira Azul é um selo internacional e concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água.

Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú / SC – Foto Celso Peixoto

Praia do Estaleirinho, águas cristalinas e areia grossa

Localizada a 12 quilômetros da Praia Central, possui águas cristalinas e areia grossa em seus 920 metros de praia, além de um núcleo urbanizado com pousadas e restaurantes. É a última praia mais ao sul e a mais distante do Centro de Balneário Camboriú. Como a Praia do Estaleiro, tem o selo Bandeira Azul. 

Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú / SC – Foto Celso Peixoto

Praias do Norte

Para chegar a elas, é necessário se deslocar até o Pontal Norte da Praia Central, onde uma passarela em estilo deck, feita em madeira. 

Praia do Canto, cenário formados pela Mata Atlântica, ideal para fotografias

A primeira praia ao norte, é também conhecida como “Prainha” por sua pequena extensão, 50 metros. Cenário ideal para fotografias, com cenários formados pela Mata Atlântica ou pela imponência dos edifícios da Avenida Atlântica.

Praia do Canto – Balneário Camboriú / SC – Foto Jéssica Teles

Praia do Buraco, ideal para voos de asa delta e parapente

Localizada a três quilômetros do Centro, no Pontal Norte, o acesso se dá apenas pelo deck que oferece mirantes, luminárias em toda a extensão e escadas de acesso à areia da praia.

Praia do Buraco – Balneário Camboriú / SC – Foto Maria Julio Puppio
🔥144