Até meados do século XX grande parte do deslocamento de cargas e passageiros era feito por vias férreas. Com o tempo o cenário se alterou e os trens foram saindo de circulação.

Trem Maria Fumaça – Foto Zéto Teloken

Para preservar viva a cultura ferroviária e as tradições dos antepassados italianos que colonizaram a Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, o passeio a bordo da tradicional Maria Fumaça, é uma viagem no tempo. A atração, que percorre 23 quilômetros passando por três cidades, é administrada pelo Grupo Giordani desde 1992, com sua viagem inaugural em 05 de junho de 1993, e em 2019 recebeu mais de 350 mil passageiros.

Trem Maria Fumaça_- Parte Interna – Foto Zéto Teloken

O percurso inicia na centenária (2019) Estação de Bento Gonçalves, passa pela estação histórica na cidade de Garibaldi (que completou 100 anos em 2018) e termina em Carlos Barbosa – ou trajeto inverso – e tem duração média de 90 minutos. Nas partidas e chegadas do trem, os passageiros são recebidos com música e muita animação. Dentro dos vagões as apresentações artísticas de música italiana e gaúcha continuam animando os visitantes e compartilhando a forte cultura da região. Na Estação de Bento Gonçalves são servidos suco de uva branco e vinho e na parada em Garibaldi, suco de uva tinto e espumante.

Trem Maria Fumaça_- Parte Interna – Foto Zéto Teloken

Pesando em torno de 80 toneladas, a locomotiva é acesa com lenha. Durante o trajeto o fogo é mantido por 800kg de briquete (serragem compactada) e 4 mil litros de água, captados de forma sustentável através de sistema pluvial construído pela Giordani. Cada vagão puxado pela locomotiva, na maioria das viagens são sete, pesa 30 toneladas.

Trem Maria Fumaça – Foto Zéto Teloken

Se somados, locomotiva e vagões, a Maria Fumaça pesa aproximadamente 300 toneladas e trafega na linha férrea a uma velocidade que varia entre 20 e 30 km/h.

O passeio na Maria Fumaça pode ser feito durante o ano todo. Além do tradicional, ao longo do ano a empresa realiza passeios especiais: Filó no Trem (junho), Noite Gaúcha (setembro), Natal Sobre Trilhos (novembro e dezembro) e L´Essenza Del Vinho (mensal entre janeiro e outubro).

Trem Maria Fumaça – Parte Interna – Foto Zéto Teloken

Maria Fumaça + Epopeia Italiana
Valores: entre R$ 119,00 e R$ 168,00 (variam entre baixa e alta temporada) válido até 31/01/2021.
Informações e reservas: (54) 3455.2788

🔥63