É em meio à área rural de Gramado, na Linha Nova, que está o primeiro empreendimento dedicado ao olivoturismo do Rio Grande do Sul. Cercado pela mata nativa acima do cânion da Pedra Branca e a apenas 14km do centro da cidade, o Olivas de Gramado reúne em um mesmo lugar turismo rural, fazendinha, trattoria, loja com grife exclusiva, pomar, horta orgânica e uma experiência completa em torno da olivicultura com visita à plantação de oliveiras e degustação sensorial de azeites de oliva.

Olivas de Gramado – Foto Cristiano Carniel

São mais de 150 hectares com 12 mil mudas de oliveiras plantadas de seis diferentes variedades em uma das vistas mais arrebatadoras da região. Localizado na área rural de Gramado, o Olivas resgata os hábitos, paisagens e a identidade do estilo de vida do interior justamente onde a cidade, que hoje é considerada o segundo melhor destino do Brasil, teve origem.

“Queremos resgatar a história e a essência de Gramado trazendo o turista para a região rural onde a cidade começou e proporcionar uma experiência inesquecível em um empreendimento inédito e pioneiro no setor de turismo e olivicultura”, explica Daniel Bertolucci, um dos responsáveis pelo negócio.

Olivas de Gramado – Foto Cristiano Carniel

Inaugurado em dezembro de 2018, o Olivas de Gramado apresenta atrações variadas para contemplar seus dois principais conceitos: rusticidade e sofisticação. Além de entender todo o processo de produção do azeite de oliva, desde a plantação ao envase, quem visitar o empreendimento pode desfrutar ainda de passeios pelo parque entre pomares com 100 espécies de árvores frutíferas nativas e exóticas, horta orgânica, viveiro de plantas, fazendinha com animais de pequeno porte como mini vaca, mini porco, pônei, patos e cabras, e ainda fazer piqueniques e trilhas.

Olivas de Gramado – Foto Cristiano Carniel

Um dos principais atrativos turísticos ao redor do mundo, a gastronomia tem um espaço de destaque. Buscando insumos de produtores da região, a proposta da trattoria do Olivas de Gramado é resgatar o sabor das origens da cidade com pratos simples, mas deliciosos.

Servido entre 12h e 15h, o Menu Raízes oferece uma seleção de pratos coloniais que inclui tagliatelle ao molho caipira, tortei com carne de panela e costelinha de porco na cerveja preta, além da clássica sopa de capelleti, polenta frita e salada orgânica direto da horta do parque. Servidas durante todo o dia, as cestas de piquenique são uma atração à parte. O visitante pode escolher uma das tantas paisagens do Olivas de Gramado para abrir sua toalha xadrez e degustar os itens de produção local.

Além do plantio de oliveiras e das atrações, o complexo também dedica boa parte de sua área à preservação ambiental e contemplação. Mais de 90 hectares são de Área de Preservação Permanente (APP) preservadas, monitoradas e com visitação por via de trilhas ecológicas cuidadosamente traçadas para que o ecossistema se mantenha inalterado.

Olivas de Gramado – Foto Cristiano Carniel
🔥228