Que Bento Gonçalves é uma cidade turística, disto ninguém tem dúvidas. Nem de longe as belas paisagens que emolduram a capital do vinho se tornam o único fator que deixa a cidade orgulhosa.

Bento Gonçalves também é referência na promoção de feiras e eventos, em enogastronomia e na abertura de novos empreendimentos.

Somado a isso, a cidade traz em sua base o turismo de experiências, da nostalgia e das belas histórias, afinal é isso que permanece na memória daqueles que por lá passam. Esse capítulo iniciou com a chegada dos imigrantes italianos, mas que continua sendo escrito até hoje, devido ao legado forjado pelo apreço pela tradição. É o turismo como ferramenta de transformação, enriquecendo a experiência do visitante e potencializando o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Entrada de Bento Gonçalves – Barril Vinho – Foto Davi Da Rold e Gustavo Bottega

Sua tradição enogastronômica e natureza exuberante favoreceram a diversidade de rotas turísticas que deixam sua marca seja através de fotos ou nas lembranças, sempre pautadas, é claro, na matéria prima que leva o município gaúcho ao título de Capital do Vinho.

De um lado a cidade tem o Vale dos Vinhedos, chamado de Europa brasileira, bordado de vales e vinhas verdejantes. De outro, as Cantinas Históricas, trazendo à tona as mais belas lembranças da ‘casa de vó’; Encantos de Eulália, um lugar perfeito para o turismo de aventura; Caminhos de Pedra, onde a história de um povo é contada em forma de arquitetura e costumes; e o Vale do Rio das Antas, um dos lindos cenários naturais de Bento Gonçalves.

🔥36