A pequena e próspera Nova Veneza preserva a cultura dos imigrantes italianos, sendo destaque nacional no setor turístico e cultural.

Carnevale Di Venezia – Baile de Máscaras – Nova Veneza / SC

Nova Veneza, município de Santa Catarina, foi colonizada no ano de 1891, por imigrantes italianos vindos da região do Vêneto. Durante toda sua trajetória histórica, sempre buscou preservar sua cultura por meio da valorização das pessoas e de sua memória.

Hoje o município se destaca no cenário nacional pelo Carnevale di Venezia, sendo o mais original fora da Itália, onde na Festa da Gastronomia Típica Italiana, que acontece em junho de cada ano, foliões fantasiados e mascarados saem às ruas trazendo uma noite de alegria e mistério.

Nova Veneza / SC

Ligados ao nosso passado, para fazermos um presente e idealizarmos um futuro, Nova Veneza preserva sua história e cultura por meio do Museu do Imigrante, que desde 1991 reúne objetos dos primeiros colonizadores e seus descentes. As Casas de Pedra são únicas em sua característica arquitetônica sendo construídas em pedra ferro no ano de 1891, sendo tombadas pelo patrimônio histórico nacional. A gôndola, que foi presente do governo vêneto ao município cria um elo com nossos colonizadores, estando localizada na praça Humberto Bortoluzzi.

Muito além de prédios e eventos, o município se consagra por preservar aspectos imateriais da cultura, com nossos corais, grupo folclórico, aulas de italiano nas escolas municipais e a gastronomia, que satisfaz a todos que por aqui passam.

Nova Veneza / SC

 

 

🔥80