Localizado em Flores da Cunha, no coração da Serra Gaúcha, o Roteiro Rural Compassos da Mérica Mérica é composto por seis empreendimentos que fundem tradição italiana e lazer entre vinícolas, restaurante e agroindústria familiar. Distribuídas nas comunidades de São Roque, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Bom Conselho e São Vitor, o roteiro busca trazer ao visitante um pouco do espírito de luta e bem-viver que permeia a tradição italiana da Serra Gaúcha.

O Roteiro Colonial Compassos da Mérica Mérica tem como temática central a música La Mèrica, de Angelo Giusti, que é o hino oficial da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, conforme a Lei Estadual nº 12.411, de 23/12/2005. A música integra os diferentes cenários às diversas atividades e personagens locais.

As atividades oferecidas pelo Compassos são todas relacionadas a cultura italiana, partindo desde a produção de vinhos, um espaço de memória dos primeiros imigrantes, gastronomia tradicional italiana, o passeio de carretão em meio à natureza e lavoura, entre outros.

Foto Ana Cris Paulus Grafê

Os passeios podem ser realizados individualmente ou em grupos, tendo a opção do Turismo Pedagógico para turno integral ou meio turno, com as seguintes atividades: oficina de pão caseiro, almoço, passeio de carretão com brincadeiras e histórias, lida com animais, lenda do ‘Sanguanel’ com trilha, história de Angelo Giusti e piquenique. Todos os passeios são realizados mediante agendamento prévio.

Foto Tatiana Cavagnoll
🔥33