Como não há comunhão mais rica que aquela celebrada à mesa, em Painel, cidade da Serra Catarinense conhecida por suas taipas, muros de pedras centenárias, as conversas são acompanhadas por muita comida e bebida.

No Café Colonial Quitutes da Serra, localizado no centro da cidade, a comida farta garante uma experiência deliciosa. O local exibe uma mesa bem abastecida com pratos doces e salgados. São 10 tipos de pães, 12 sabores de bolos, geleias, chimias e licores. Tudo produzido   artesanalmente pela proprietária que leva a mesa, receitas de família.

Quitutes da Serra

Na avaliação dos visitantes, o espaço serve a melhor bijajica, uma rosquinha doce feita com polvilho azedo, típica na região. O café é o tradicional serrano, passado no coador. A rosca de coalhada e o bolinho de chuva são outras iguarias que não podem faltar na mesa. Sem falar nas deliciosas sobremesas.

Se o visitante quiser, pode levar para casa compotas de doces caseiros e licores de sabores variados. Há uma enorme variedade: de pêssego, morango, maçã, goiaba serrana e o famoso doce de gila, uma variação de abóbora encontrada apenas no Sul, em regiões frias.

Anexo ao local há ainda uma aconchegante pousada e uma loja de artesanato. A Pousada Canto dos Pássaros é parada para descanso de visitantes que vêm em busca de sossego ou querem desbravar e conhecer as belezas e encantos da Serra Catarinense. 

Vale a pena conhecer o Café Colonial Quitutes da Serra, localizado em Painel, cidade reconhecida como a maior produtora de pinhão de Santa Catarina.

O Café Colonial funciona de março a novembro, nos outros meses do ano aceita agendamento para eventos. Já a pousada está à disposição o ano inteiro. 

🔥27